quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.


Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. 
Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco, e os pontos sobre os i's em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva que cai incessante.
Morre lentamente quem abandona um projecto antes de iniciá-lo , não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples facto de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade.
Pablo Neruda

Rever os valores...

Miss imperfeita



"...Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C. Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores. E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante."
Martha Medeiros 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"SECRETA MIRADA"


"O que te posso dar é mais que tudo o que perdi: 
dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir 
quando em outros tempos choraria,
buscar te agradar 
quando antigamente quereria apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza e juventude agora: 
Esses dourados anos me ensinaram a amar melhor, 
com mais paciência e não menos ardor, 
a entender-te se precisas, 
a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias."
Lya Luft

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Coisas que a vida ensina depois dos 40...



Coisas que a vida ensina depois dos 40 


"...A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. Filhos são presentes raros. De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações. Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças..."

Arthur da Távola

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Não haverá razão para viver, nem termo para as nossas misérias, se for mister temer tudo quanto seja temível.

O TEMOR COMBATE-SE COM A ESPERANÇA
Sêneca

Não haverá razão para viver, nem termo para as nossas misérias, se for mister temer tudo quanto seja temível. Neste ponto, põe em ação a tua prudência; mercê da animosidade de espírito, repele inclusive o temor que te acomete de cara descoberta. Pelo menos, combate uma fraqueza com outra: tempera o receio com a esperança. Por certo que possa ser qualquer um dos riscos que tememos, é ainda mais certo que os nossos temores se apaziguam, quando as nossas esperanças nos enganam. Estabelece equilíbrio, pois, entre a esperança e o temor; sempre que houver completa incerteza, inclina a balança em teu favor: crê no que te agrada. Mesmo que o temor reúna maior número de sufrágios, inclina-a sempre para o lado da esperança; deixa de afligir o coração, e figura-te, sem cessar, que a maior parte dos mortais, sem ser afetada, sem se ver seriamente ameaçada por mal algum, vive em permanente e confusa agitação. É que nenhum conserva o governo de si mesmo: deixa-se levar pelos impulsos, e não mantém o seu temor dentro de limites razoáveis. Nenhum diz: - Autoridade vã, espírito vão: ou inventou, ou lho contaram. Flutuamos ao mínimo sopro. De circunstâncias duvidosas, fazemos certezas que nos aterrorizam. Como a justa medida não é do nosso feitio, instantaneamente uma inquietude se converte em medo.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Eu te amo porque... você sabe bem!

Por que você ama quem você ama?



O memorável Carlos Drummond de Andrade, um de nossos poetas mais conhecidos, certa vez escreveu que "existem muitas razões para não se amar uma pessoa, mas apenas uma para amá-la". No sentindo mais poético e eloquente da questão, é muito provável que a afirmação dele esteja correta! Entretanto, estamos longe de saber amar somente com poesia e eloquência e, assim, buscamos incansavelmente as razões.

Assim, começo essa reflexão propondo que você responda a seguinte pergunta: quais são as razões do seu coração? Ou melhor, quando você olha pra essa pessoa que diz amar, como completaria a frase "eu a amo porque..."? O que faz com que essa pessoa se torne, ao seu coração e de acordo com os seus valores, digna de ser amada?

Posso apostar que, enquanto apaixonados, preencher essa frase com muitos e muitos motivos é, além de fácil, um enorme prazer. Porém, conforme vocês se deparam com o aspecto humano nu e cru um do outro, conforme se vêem diante da navalha da convivência e da cobrança da realidade, as idealizações vão desmoronando uma a uma, até ficar evidente também o que existe de mais apático e sem cor em cada um! Daí, então, completar a frase com apenas uma razão que seja, pode se tornar um árduo, sufocante e doloroso desafio.

Eu estaria sendo absurdamente injusta se deixasse os crentes no amor acreditarem que o tempo desfaz as máscaras das mais belas qualidades que o outro tem quando nos apaixonamos por ele. Não, não é isso! Primeiro, porque não se tratam de máscaras. O outro é mesmo dono de cada uma dessas preciosidades. E depois, porque o tempo não é exatamente o responsável por torná-lo vulnerável e pálido no palco da conquista e da sedução.

Mais do que o desenrolar da vida, que insiste em evidenciar e até intensificar nossos medos, inseguranças e aqueles incômodos sentimentos inerentes às relações amorosas, como ciúme, possessividade e crenças sobre homens, mulheres e relacionamentos, é a maneira como adubamos -ou deixamos de adubar- esse solo em que cresce nosso amor, que vai nos tornar fortes, robustos e amadurecidos ou... anêmicos, fragilizados e imaturos!

Portanto, para que você esteja com as razões na ponta da língua quando tiver de responder, seja para si ou para quem quer que seja, sobre por que você ama quem você ama, só tem um jeito: treinando, exercitando o reconhecimento, ou melhor, elogiando essa pessoa que você escolheu para se relacionar!

O elogio é altamente poderoso, afrodisíaco, consistente e benéfico. Cura desconfianças infundadas, fortalece a autoestima, reforça os laços de cumplicidade e intimidade, alimenta o desejo e solidifica a mútua admiração. Portanto, se você consegue enxergar as qualidades do seu amor sem nenhum esforço, aproveite para começar a contar a ele, pelo menos uma vez por dia, sobre alguma das razões pelas quais você o ama. Mas se sua relação estiver desgastada, desbotada e murcha, então, você terá de se esforçar. Mais do que depressa, comece a relembrar das razões que fizeram você se apaixonar por essa pessoa e declare-as o maior número de vezes possível.

Diga algo como "amo você porque você é uma pessoa carinhosa e atenciosa comigo", e ponto final. Sem mais delongas. Mas faça isso por vários dias seguidos, sem previsão de parar. E se essa pessoa não estiver sendo o que você está dizendo que ela é, certamente vai, em breve, sentir-se motivado a fazer por merecer cada um de seus elogios.

Sim! Porque somos motivados pelo reconhecimento de nossas atitudes. Mas, infelizmente, fomos pesadamente treinados para reconhecer o que o outro fez e faz de errado, de ruim, que nos magoa. Mas nos esquecemos de reconhecer e até de agradecer pelo que ele fez e faz de certo, bom e que nos agrada.

E assim, desnutridos, sem força e desmotivados, os amores vão morrendo sem que a gente se dê conta dos motivos. E tudo poderia ser tão diferente se nos respondêssemos mais vezes - e contássemos isso ao outro - sobre as razões pelas quais ele é tão digno de ser amado!
Rosana Braga

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Depois de sonhar tantos anos, de fazer tantos planos...


Depois



Depois de sonhar tantos anos,
De fazer tantos planos
De um futuro pra nós
Depois de tantos desenganos,
Nós nos abandonamos como tantos casais
Quero que você seja feliz
Hei de ser feliz também

Depois de varar madrugada
Esperando por nada
De arrastar-me no chão
Em vão
Tu viraste-me as costas
Não me deu as respostas
Que eu preciso escutar
Quero que você seja melhor
Hei de ser melhor também

Nós dois
Já tivemos momentos
Mas passou nosso tempo
Não podemos negar
Foi bom
Nós fizemos histórias
Pra ficar na memória
E nos acompanhar
Quero que você viva sem mim
Eu vou conseguir também

Depois de aceitarmos os fatos
Vou trocar seus retratos pelos de um outro alguém
Meu bem
Vamos ter liberdade
Para amar à vontade
Sem trair mais ninguém
Quero que você seja feliz
Hei de ser feliz também
Depois


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quem ama, ama inteiro, ama o corpo, a alma, os olhos.


Quem ama, ama inteiro, ama o corpo, a alma, os olhos. 
Ama os erros e os acertos. 
Os defeitos e as qualidades. 
Porque ama o todo e não as partes. 
Ama por dentro e por fora. 
Ama os anjos e demônios que o outro carrega. 
Mas alimenta apenas os anjos do seu amor.
Lysia Gouvêa


"Filho é um ser que nos emprestaram...


"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

É momento de cicatrização


É momento de cicatrização...
A reconciliação daquilo que você quer,
com aquilo que você não pode.
Cicatrizar-se é a necessidade de toda hora...

"Sou cheia de manias...



"Sou cheia de manias. Tenho carências insolúveis. Sou teimosa. Hipocondríaca. Raivosa, quando sinto-me atacada. Não como cebola. Só ando no banco da frente dos carros. Mas não imponho a minha pessoa a ninguém. Não imploro afeto. Não sou indiscreta nas minhas relações. Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos. Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado. Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado. Acho sim, que, às vezes, dou trabalho. Mas é como ter um Rolls Royce: se você não quiser ter que pagar o preço da manutenção, mude para um Passat."

Poema lido por Pedro Bial hoje. Mesmo que num programa desprovido de cultura, na "minha opinião", valeu, e muito, o poema!


A arte de perder -  Elisabeth Bishop 


“A arte de perder não é nenhum mistério;
Tantas coisas contêm em si o acidente
De perdê-las, que perder não é nada sério.

Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero,
A chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Depois perca mais rápido, com mais critério:
Lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nada disso é sério.

Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
Lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Perdi duas cidades lindas. E um império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.

– Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo
que eu amo) não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser mistério
por muito que pareça (Escreve!) muito sério. ”

Preste atenção. Quanto mais louco e desorientado você está, menos você é capaz de ouvir a sua voz interior, que nada mais é que Deus falando ao seu ouvido.




Às vezes, fico pensando que temos tantos sentimentos misturados no nosso coração que a desorientação é o caminho mais natural. Sentimos tantas coisas juntas, diferentes e misturadas e rogamos a Deus que nos ajude a resolvê-las que Ele, sabendo obviamente, como inteligência maior existente em nós mesmos, espera calmamente que nossa fúria de sentimentos se acalme, que a gente consiga colocar ordem e prioridade nessa bagunça toda, para só depois Ele entrar em ação. Preste atenção. Quanto mais louco e desorientado você está, menos você é capaz de ouvir a sua voz interior, que nada mais é que Deus falando ao seu ouvido. Por isso, quando estiver assim, nessa turbulência, nessa tempestade de pensamentos e sentimentos confusos e, muitas vezes contraditórios, tente respirar fundo. Acalme primeiro o seu corpo, a sua respiração, o seu choro. Depois, tente ordenar seus pensamentos. Veja o que de fato é verdadeiro, bom e positivo pra você. Faça uma autoanálise. Seja sincero consigo mesmo. E só aí, converse com Deus. Não é que Ele não estivesse te ouvindo durante todo esse tempo. Era você quem não seria capaz de ouvi-lo. Pronto! Agora é só conversar com a sua Força Maior, com o seu Poder Supremo. Proponha acordos, pactos, peça ajuda, força, coragem. Não pense duas vezes em dizer que sabe que vai conseguir porque a Força de Deus está com você, como quer que você a conceba. É essa a verdadeira fé, aquela que nasce em nós mesmos, sabendo que Deus está em nós e que somos todos um só. Não estou aqui doutrinando ninguém. Não sigo nenhuma religião, mas SEI que temos dentro de nós uma Força poderosa, desconhecida pela maioria de todos nós, e que está a nosso favor. Faça a sua parte que Ele fará a Dele. Trabalhem juntos. Nada cai do céu. O aprendizado é a parte mais importante. Faça bom uso dele e acredite que Ele fará o melhor por você. Muita paz a todos.


Lysia Gouvêa

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Deus te ouve principalmente quando o teu silêncio soa mais alto que o teu grito."


Que a chuva lave meu rosto e leve meu choro


Que a chuva lave meu rosto e leve meu choro;
Que ela carregue nossos anos guardados na lembrança;
 Lembranças que nunca deveriam ter saído da caixa e voltado ao mundo real;
Que ela leve embora os sonhos que se tornaram amargas desilusões;
Que ela escoe a dor da esperança rompida;
Que o sol volte e que eu sinta o seu calor novamente;
Que a luz brilhe e que eu possa caminhar em sua direção;
Pois é preciso viver acima de qualquer circunstância.
É preciso caminhar mesmo que os pés estejam cansados.
É preciso lutar enquanto vida houver dentro de mim.
É preciso coragem enquanto outra alma da minha depender.
Lysia Gouvêa

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Eu desejo que desejes - Martha Medeiros



"...Desejo que desejes alguma mudança,
uma mudança que seja necessária e que ela não te pese na alma,
mudanças são temidas, mas não há outro combustível para essa travessia.
Desejo que desejes um ano inteiro de muitos meses bem fechados,
que nada fique por fazer, e desejo, principalmente,
que desejes desejar, que te permitas desejar,
pois o desejo é vigoroso e gratuito, o desejo é inocente,
não reprima teus pedidos ocultos, desejo que desejes vitórias,
romances, diagnósticos favoráveis, mais dinheiro e sentimentos vários,
mas desejo, antes de tudo, que desejes, simplesmente."

Martha Medeiros



Os ombros suportam o mundo


Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
Carlos Drummond de Andrade

Angústia



"Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego."
Adriana Falcão


"Tenho uma forte antipatia pela obrigação de ser feliz que acompanha o Carnaval. Quem foge da folia ganha o rótulo de antissocial, depressivo ou chato. Nada contra o Carnaval. Apenas contra essa confusão de conceitos. Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz. E forçar uma situação de felicidade tem tudo para terminar em arrependimento e frustração." Ana Paula Padrão, na ISTOÉ, desta semana.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mad World - Gary Jules



O Breno toca essa música todinha no teclado! Orgulho da mãe!

"Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e...

É o que eu penso todos os dias, todas as manhãs, quando acordo.


"Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, 
é renovar as esperanças na vida e o mais importante, 
acreditar em você de novo."
Carlos Drummond de Andrade

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Joss Stone ft John Legend - Tell me something good

"Ah, para tudo!"



Perdão pela falta de jeito. Mas às vezes perco o jeito com as coisas. O mundo me parece vazio e eu decididamente não gosto de vazios. O tempo nos atropela, a vida nos leva sem cerimônia, o trabalho nos cansa e a gente se pergunta sem questionar: por quê? E a resposta não chega. O motoboy não chega. O amor da sua vida não chega. A gente não se basta. A felicidade não bate na porta, não existe delivery para a sorte. E passamos a vida tentando, querendo, sonhando, esperando, num gerúndio sem fim, sem charme e sem nenhuma certeza no final. Ah, para tudo! Se é pra viver, vamos viver direito. Com conteúdo. Troque o verbo, mude a frase, inverta a culpa. O sujeito da oração é você. A história é sua, mãos à obra! Melhore aquele capítulo, jogue fora o que não cabe mais, embole a tristeza, o medo, aceite seus erros, reescreva-se. Republique-se. Reinvente-se. E transforme-se na melhor edição feita de você.
Fernanda Mello

Tim Buckley - Morning Glory

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Eu não tenho medo do amor. Eu tenho medo é de amar quem tem medo dele... Marla de Queiroz

O MEDO DO AMOR

"Eu não tenho medo do amor. Eu tenho medo é de amar quem tem medo dele. Amar quem teme o amor é como se apaixonar por uma sucessão de desistências. É como viver apenas a possibilidade de algo, mas com a sensação de que ela nunca se estabelecerá. É ficar intranquilo não com o amanhã, mas com os próximos minutos. Quem teme o amor vai embora antes de fazer as pazes com ele. Antes de saber que surpresas ele reservava. Quem teme o amor teme caminhar de mãos vazias em direção ao desconhecido. Está sempre baseado numa repetição do passado. E acha que a vida será como todos aqueles dias idos. Quem teme o amor não vê a pessoa que conheceu, não se dá a oportunidade de ser amado de outra forma. Quem teme o amor se envolve é com o drama de todas as feridas que vieram à tona porque ele não se permitiu ficar sozinho e confuso o suficiente para curá-las. Quem teme o amor não aprendeu a pedir ajuda nem a receber a cura do Universo. Ele se acha maior que o amor e não conjuga o verbo. Quem teme o amor consegue ser mais perverso do que quem o magoou. Quem tem medo do amor, pra se preservar, não se permite delirar lindamente... e perde a parcela mais deliciosa que o amor prometeu... por medo de amar."
Marla de Queiroz

Cocteau Twins - Blue Bell Knoll

The Apartments - Mr. Somewhere

Cocteau Twins - Pandora (for Cindy)

This Mortal Coil - Song to the Siren (1983) HD

This Mortal Coil - Mr. Somewhere

Natalie Merchant - Thank You


"Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar e o que amar nessa vida. Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito... A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta 'que os sonhos não envelhecem...' Vá em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões."
Pe. Fábio de Melo

Kansas - In Your Eyes

Mulher não desiste, se cansa.


‎"Mulher não desiste, se cansa. A gente tem essa coisa de ir até o fim, esgotar todas as possibilidades, pagar pra ver. A gente paga mesmo. Paga caro, com juros e até parcelado. Mas não tem preço sair de cabeça erguida, sem culpa, sem 'E se' ! A gente completa o percurso e às vezes fica até andando em círculos, mas quando a gente muda de caminho, meu amigo, é fim de jogo pra você. Enquanto a gente enche o saco com ciúmes e saudade, para de reclamar e agradece a Deus! Porque no dia que a gente aceitar tranquilamente te dividir com o mundo, a gente não ficou mais compreensiva, a gente parou de se importar, já era. Quem ama, cuida! E a gente cuida até demais, mas dar sem receber é caridade, não carinho! E estamos numa relação, não numa sessão espírita, aprende..."
Tati Bernardi

"CIRCLE OF FRIENDS" EDIE BRICKEL

Mark Knopfler - Brothers in arms [Berlin 2007]

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Santana - Smooth (feat. Rob Thomas)

Na jardinagem, poda é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis, o que favorece o seu crescimento, dando forma, tratando e renovando. Há artistas que fazem esculturas, cercas e desenhos com o podamento. Nós fazemos arte podando a alma, nossa grande árvore. Podar nossa "árvore" não é tarefa fácil. Só nós sabemos quantas tempestades ela enfrentou, quantos raios a atingiram, a quantos períodos de seca ela sobreviveu. Só nós sabemos o quão profundas são suas raízes e quanta seiva ainda há por dentro. Mas, uma hora ou outra, inevitavelmente, precisamos nos deixar podar, abrir caminho para novas energias, novas forças, novos caminhos. Precisamos nos renovar sempre.

Santana - While My Guitar Gently Weeps

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DORES


Algumas pessoas nos deixam profundamente tristes.
É algo incompreensível pra mim...
É como o fogo. Você sabe que queima, que dói, que arde, 
mas mesmo assim você vai lá e mete o dedo pra sentir a dor.
Não tenho coragem de admitir que isso seja falta de inteligência.
Na verdade, sei bem o que é. Mas não vou dizer aqui. Não quero.
Basta de fogo. Chega de provar essa dor. Já me queimei demais.

Ana Carolina - Problemas


Presta bastante atenção:
"Qualquer distância entre nós virou abismo sem fim (...)
Ninguém vai resolver problemas de nós dois."
PASSAGEM DAS HORAS



"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero (...)

Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.
Não sei se sinto de mais ou de menos, não sei
Se me falta escrúpulo espiritual, ponto-de-apoio na inteligência,
Consangüinidade com o mistério das coisas, choque
Aos contatos, sangue sob golpes, estremeção aos ruídos,
Ou se há outra significação para isto mais cômoda e feliz.

Seja o que for, era melhor não ter nascido,
Porque, de tão interessante que é a todos os momentos,
A vida chega a doer, a enjoar, a cortar, a roçar, a ranger,
A dar vontade de dar gritos, de dar pulos, de ficar no chão, de sair
Para fora de todas as casas, de todas as lógicas e de todas as sacadas,
E ir ser selvagem para a morte entre árvores e esquecimentos,
Entre tombos, e perigos e ausência de amanhãs,
E tudo isto devia ser qualquer outra coisa mais parecida com o que eu penso,
Com o que eu penso ou sinto, que eu nem sei qual é, ó vida..."

Fernando Pessoa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tenho razão de sentir saudade...

A UM AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

Carlos Drummond de Andrade

Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo...


Estar Sozinho - Flávio Gikovate




Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor. O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.
A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo está fadada a desaparecer neste início de século.
O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.
Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher; ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino. A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de fazer o que eu não sei.
Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma idéia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.
A palavra de ordem deste século é parceria.
Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo.
Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.
Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras.
O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração.
Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou.
Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo.
O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.
A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade.
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva.
A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso.
Ao contrário, dá dignidade à pessoa.
As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.
Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.
Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro.
Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...

Meu Presente


Meu presente, minha vida, meu filho.
Um anjo emprestado por Deus para me ensinar um pouco sobre o verdadeiro amor.
Lysia Gouvêa

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CONTO DE BRUXA

Já fui romântica. Acreditei em príncipe, em princesa, em bruxa. Depois passei a crer nos sapos e, argh, beijei alguns... Quem não beijou pode mandar a primeira pedra, aí! Hoje, não tem pra príncipe, nem sapo, nem rei. Hoje a bruxa sou eu. Eu faço o feitiço e confesso que, talvez por ser início de carreira, às vezes o feitiço se volta contra o feiticeiro. Mas isso é só questão de treino. Ainda vou me tornar uma feiticeira "mor". Daquelas que encantam e desencantam sem a menor preocupação. Daquelas que aprenderam que o foco deve ser você mesmo. Que usam casca de Wiggen, muco de verme, raiz de asfódelo em pó, infusão de losna, hemeróbios, sanguessugas, descurainia sanguinária, pó de chifre de bicórnio e pele de ararambóia picada. Tudo isso e mais um monte de merda inútil pra provar que você não precisa de ninguém mais que você mesmo pra se transformar na pessoa linda e imprescindível que você já é... A fantasia da bruxa é só pra tornar tudo mais interessante! Se liga, pessoa bacana!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PALESTRA - MARIO SÉRGIO CORTELLA

Tô cansada...

Tô cansada...


Tô cansada de ser gentil com quem não é. Tô cansada de ver o melhor em quem não é tão bom assim. Tô cansada de me importar com quem não se importa. Tô cansada de tecer elogios a quem não dá a mínima. Tô cansada de falar com quem não ouve. Tô cansada de ligar para quem não se liga. Tô cansada de chorar por quem não vale uma lágrima. Tô cansada de querer o que não vale a pena. Tô cansada de amar quem não sabe sequer o que é amor. Tô cansada de quem se acha o máximo. Tô cansada e tenho razão em estar. 
Lysia Gouvêa

Seja lá o que for...

Seja lá o que for...


Seja o que você é não importa o que for. Pode ser doido de pedra, uma mulher intensa e apaixonada, um mega profissional, uma piranha, uma excelente esposa, um maníaco por organização ou um daqueles do mundo da lua... São rótulos. Nunca ninguém vai te ver como você realmente é. Só como "querem" ver você. Seja por amor, por raiva, por ciúmes, por inveja, pelo diabo a quatro. Por inúmeros motivos as pessoas nos enxergam através de lentes próprias. Então, seja o que for, mas seja você se isso te faz bem. Não agrade, não mime, não teime, não queira o que não dá pra ser. 
Ignore!
Só você sabe quem você é de verdade.
Só você conhece os seus piores defeitos e suas melhores qualidades.
Vá por sua conta, falou? 
Lysia Gouvêa